O que é teletrabalho

Teletrabalho, também chamado trabalho remoto, significa literalmente, trabalho à distância. Concretamente, trata-se de uma forma de trabalho que é realizada à distância (fora do escritório da empresa) ou em domicílio, de maneira integral ou periódica, através das chamadas tecnologias móveis (Ex.: Internet, Celulares, Smartphones, Notebooks, Tablets)..

O conceito de teletrabalho envolve quatro grandes aspectos:

  • Local da realização do trabalho;
  • Periodicidade de realização do trabalho;
  • Emprego da tecnologia;
  • Sistemática de trabalho adotada.

De forma a diferenciar e evidenciar melhor esta prática utilizamos os aspectos relativos à localização do trabalho em si. A partir desta visão o teletrabalho é classificado em 4 conceitos distintos, apresentados no quadro abaixo:

Teletrabalho

Home Office

(Teletrabalho em Domicílio)

É aquele desenvolvido na própria residência do trabalhador. Trata-se da modalidade mais divulgada nos meios de comunicação. Há teletrabalhadores que prestam serviços exclusivamente em seu lar, para apenas um empresário (full time home-based teleworking) ou diversos empresários; há outros que não cumprem integralmente a jornada em domicílio (part-time home-based teleworking).

Centro Compartilhado

(Teletrabalho em Telecentros)

Desenvolvido em “centros satélites”, que são locais de trabalho descentralizados da sede principal da empresa, ou centros compartilhados/comunitários, providenciados pela própria empresa em coparticipação ou não com outra(s) empresa(s), oferecendo toda infraestrutura básica para a realização do teletrabalho.

Trabalhador de Campo

(Teletrabalho Nômade ou Itinerante)

É aquele que revela mais intensamente a possibilidade de flexibilização do tempo e espaço de trabalho, já que a atividade pode ser realizada em qualquer lugar, como um automóvel, quarto de hotel, praça de alimentação de shopping center, avião, dentre outras localidades.

Teletrabalho em Equipes Transacionais

(Trabalho Colaborativo ou Situcional)

É praticado de forma conjunta envolvendo equipes multidisciplinares e/ou internacionais na resolução de demandas e problemas corporativos bem como na execução de projetos específicos. É diferenciado dos demais conceitos em virtude da necessidade da existência de grupos de trabalhos para sua realização, os quais podem interagir de diferentes maneiras (Ex.: conferences calls, reuniões presenciais, cliente), realizando trabalhos em diferentes locais (Ex.: residência, cliente, campo).




Um pouco de história

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Concebido nas décadas de 70 e 80 por visionários como Jack Nilles (1975, 1988) e Alvin Toffler (1980), os quais previram que o trabalho de escritório do futuro seria inteiramente realocado na, ou perto da residência de trabalhadores, com a ajuda de modernas tecnologias hoje conhecidas como internet e equipamentos móveis (Ex.: Internet, Celulares, Smartphones, Notebooks, Tablets).

Além do termo “Teletrabalho”, há outros termos usados para denominar o tema:

  • Nos EUA, é mais comum a referência a “Telecommuting”;
  • Na Europa, a preferência é por “Telework”, que deu origem a:
    • “Smart Working” (Inglaterra);
    • “Télétravail “(França);
    • “Telearbeit” (Alemanha);
    • “Telelavoro” (Itália);
    • “Teletrabajo” (Espanha).

Há ainda outras denominações que são utilizadas, tais como: trabalho em rede (networking), trabalho à distância (remote working), trabalho móvel (mobile work) e trabalho flexível (flexible working).

No Brasil, o termo mais utilizado pelas empresas é “Home Office”, que na realidade é um dos conceitos aplicáveis de Teletrabalho.

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